O plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, na manhã desta terça-feira (25), a entrega de comendas de autoria de vários parlamentares, durante o Grande Expediente da sessão ordinária, e contou com a presença da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União Brasil).

A presidente Alliny Serrão concedeu Moção de Aplauso ao presidente do Conselho Deliberativo Estadual, José Samuel Alcolumbre Tobelem; à superintendente Alcilene Maria Carvalho Cavalcante Dias; à diretora técnica Suelem Amoras Távora Furtado; e ao diretor de Administração e Finanças, Marcell Houat Harb, em celebração aos 45 anos do Sebrae Amapá, comemorados no último dia 9 de dezembro. Os membros do Sebrae/AP receberam os parabéns cantados no plenário, com direito a bolo.

 

Foto de P.(17)


A parlamentar também fez a entrega de Moção de Aplauso aos militares da equipe de choque 3122, pelos primeiros socorros realizados em uma vítima de acidente de trânsito no dia 18 de setembro de 2025.

O deputado Jesus Pontes (PDT) concedeu à Associação dos Agricultores do Piquiazal o título de Declaração de Utilidade Pública, por meio da Lei nº 3.377/25. O reconhecimento foi entregue ao representante da associação, Adélio da Silva Pacheco.

 

Foto de P.(13)


A associação tem por finalidade promover a segurança alimentar e nutricional; a defesa, preservação e conservação do meio ambiente; a promoção do desenvolvimento sustentável; e prestar assistência técnica voltada ao desenvolvimento sustentável, de caráter não lucrativo, à população residente na área de abrangência da entidade.

Por meio de proposição da deputada Liliane Abreu (PV), os pastores evangélicos Job Oliveira Filho e Jaime Tavares Nascimento foram agraciados com Moção de Aplauso, em reconhecimento à trajetória de fé, liderança e contribuição social, especialmente no contexto da celebração do Dia do Evangélico no Estado do Amapá, comemorado em 30 de novembro.

 

54988384448_ba726f70e8_k



“Esta data representa não apenas um marco religioso, mas também um momento de valorização da cultura evangélica e do papel das igrejas na promoção da solidariedade, da paz e da cidadania”, destacou a deputada Liliane Abreu.

O deputado Jory Oeiras (PP) concedeu o título de Cidadão Amapaense ao doutor Romaro Antonio Silva. A condecoração é a mais alta honraria deste Poder Legislativo, concedida a personalidades que nasceram fora do Estado do Amapá, mas que, por meio de serviços relevantes e de inquestionável benefício social, contribuíram de forma significativa para o crescimento e o engrandecimento do Estado.

Natural de Miraí, na Zona da Mata de Minas Gerais, Romaro Antonio Silva é docente do quadro permanente do Instituto Federal do Amapá, doutor em Ciências da Educação, com especialidade em Educação Matemática pela Universidade do Minho. Atualmente, ocupa o cargo de reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap). “A homenagem é justa, vista a vasta história de contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado”, reconheceu o deputado Jory Oeiras.

No mesmo ato, a deputada estadual Zeneide Costa (Podemos) concedeu Moções de Aplauso a 20 militares, entre oficiais e praças pertencentes à Polícia Militar do Amapá, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante a 54ª Expofeira do Amapá, realizada no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de agosto a 7 de setembro do ano em curso. “Na ocasião, a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Comunicação, desempenhou papel fundamental, demonstrando elevado grau de profissionalismo, comprometimento, espírito de equipe, dedicação e desempenho exemplar”, destacou a deputada Zeneide Costa.

 

54987310562_c869c33480_k


Em homenagem ao Dia do Biomédico, comemorado anualmente em 20 de novembro, a deputada Zeneide Costa concedeu Moção de Aplauso a 15 profissionais da área. “A homenagem visa reconhecer o trabalho de todos os biomédicos, em especial daqueles que atuam no Estado do Amapá, pelo compromisso ético, técnico e científico demonstrado diariamente em prol da sociedade e da qualidade da saúde pública e privada”, comentou a parlamentar.

Em reconhecimento à sua trajetória, o jornalista e radialista Rodrigo da Fonseca e Silva foi agraciado com Moção de Aplauso, concedida pela deputada Zeneide Costa. “Diante de sua expressiva contribuição para a comunicação, a valorização da cultura e o fortalecimento da identidade amapaense, esta Casa de Leis presta justa homenagem a Rodrigo Silva, reconhecendo seu trabalho, dedicação e inestimável contribuição à sociedade do Amapá”, frisou a deputada.

Com mais de uma década de trabalho na Diário FM (90.9), o radialista e cerimonialista Rodrigo Silva falou em nome dos homenageados. “Sinto-me muito honrado por receber esta Moção de Aplauso, justamente no ano em que completamos dez anos do Sistema Diário de Comunicação. Quero cumprimentar o meu superintendente, Luiz Melo, e toda a equipe do Sistema Diário de Comunicação, que nos possibilita realizar esse importante trabalho na comunicação do Estado. Sou muito feliz em fazer parte dessa família, e esta homenagem não seria possível se meus colegas de trabalho e o Sistema Diário de Comunicação não me abrissem essa oportunidade, que já dura uma década”, destacou Rodrigo Silva.